segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

12 de dezembro - N. S. de Guadalupe, Padroeira da América

 


12 de dezembro


1º Leitura: Gálatas 4,4-7


NOSSA SENHORA DE GUADALUPE
PADROEIRA DA AMÉRICA LATINA
(branco, glória, pref de Maria - ofício da festa)


Leitura da carta de São Paulo aos Gálatas 
Quando, porém, chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho. Ele nasceu de uma mulher, submetido à Lei para resgatar aqueles que estavam submetidos à Lei, a fim de que fôssemos adotados como filhos. A prova de que vocês são filhos é o fato de que Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Abba, Pai!7Portanto, você já não é escravo, mas filho; e se é filho, é também herdeiro por vontade de Deus.

 
Salmo Responsorial: Salmos 95, 1- 3.10 

Cantem para Javé um cântico novo! 
Terra inteira, cante para Javé!
Cantem para Javé, bendigam o seu nome!
Proclamem sua vitória dia após dia,
anunciem sua glória por entre as nações,
suas maravilhas a todos os povos!
Digam às nações: Javé é Rei!
Ele firmou o mundo, que jamais tremerá. Ele governa os povos com retidão.
 
Evangelho: Lucas 1,39-47

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas
Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirgindo-se, às pressas, a uma cidade de Judeia. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito exclamou: "Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre! Como posso merecer que a mãe  do meu Senhor venha me visitar? Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu." 
_Então Maria disse: "Minha alma proclama a grandeza do Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador.

Nenhum comentário: